A crise do covid-19 e os desafios do trabalho remoto para as empresas

No artigo Coronavírus e Home Office: como a tecnologia VOIP ajuda no trabalho remoto, já falamos sobre como a necessidade de isolamento imposta pela crise do covid-19 tem impactado fortemente as empresas com a adoção do regime home office. 


E hoje, vamos tratar dos desafios que o trabalho remoto traz para a operação de empresas de diversos tamanhos e segmentos. Continue a leitura do nosso conteúdo e descubra o que fazer para que o seu negócio sofra o mínimo possível durante a crise causada pela pandemia. 



Desafio 01 – Manter a produtividade e o engajamento da equipe em home office

É normal que seus colaboradores fiquem desanimados e inseguros com a atual situação: ninguém está confortável com a crise do covid-19 e isso pode impactar negativamente na produtividade e no engajamento da sua equipe. 


Para evitar perda acentuada de rendimento e manter seus profissionais motivados, é importante seguir as dicas a seguir:

  • mantenha sua equipe conectada por meio de vídeos curtos e videochamadas ou teleconferências
  • estabeleça chamadas regulares de check-in para que eles continuem a desenvolver seus projetos mesmo longe da empresa
  • incentive o compartilhamento das dificuldades e desafios do trabalho remoto, bem como dicas de produtividade e administração do tempo
  • se possível, realize pagamentos antecipados de salário ao funcionários que de alguma forma foram mais impactados pela pandemia
  • faça com que todos tenham as informações necessárias para responderem com segurança perguntas sobre a continuidade das atividades da empresa ao se comunicarem com os clientes, fornecedores, revendedores etc.
  • oriente seus colaboradores a se vestirem para o trabalho e evitarem trabalhar de pijama, pois isso interfere negativamente na produtividade.



Desafio 02 – Manter boas práticas de venda no trabalho remoto

Durante a crise do covid-19 é importante ter em mente que o principal objetivo da sua equipe de vendas deve ser resolver os problemas dos clientes e atender às suas necessidades mais urgentes com muita paciência, empatia e criatividade.


São momentos como o atual que definem, constroem e fortalecem o relacionamento da empresa com os clientes. Demonstrar sensibilidade e respeito faz com que o profissional de vendas passe a ser visto como alguém de confiança, o que é muito benéfico e ajudará a trazer ganhos para a empresa depois da crise. 


No regime de trabalho remoto durante a pandemia, seguir algumas boas práticas de venda ajuda a manter e fidelizar os clientes na empresa: 



Agregue valor a cada interação

Seus clientes estão ocupados e, como você, também devem estar fazendo o possível para se adaptarem a uma nova e complexa rotina de home office. Por isso, faça com que cada chamada de venda valha a pena.


Planejar de forma detalhada cada interação, como chamadas e e-mails, é fundamental. Só assim será possível aproveitar a oportunidade de maneira eficaz e eficiente. 



O conteúdo de vendas deve trazer informações objetivas

O material que você envia para seus clientes e potenciais clientes se torna especialmente importante em momentos de crise e por isso devem comunicar o valor da organização de maneira clara e concisa.


Lembre-se que eles não terão tempo e muito menos paciência para ficar tentando encontrar as informações relevantes. Seja objetivo e resuma, o máximo que puder, os documentos e interações.



Pratique a escuta ativa

O bom vendedor já pratica a escuta ativa no seu dia a dia com naturalidade, mas no trabalho remoto durante a pandemia essa habilidade se torna ainda mais necessária. Então, preste atenção no que diz o seu cliente e demonstre um interesse real pelos seus problemas. Dessa forma, você terá a garantia de entender suas necessidades e poderá apresentar soluções realmente eficazes. 



Desafio 03 – Contornar a falta de estrutura para o trabalho remoto na casa dos colaboradores

Com as equipes tendo que trabalhar em sistema home office, tem ficado evidente a falta de estrutura que a casa de muitos profissionais apresenta para realizar as atividades do dia a dia de trabalho, em especial, no que diz respeito a ferramentas de comunicação com outros membros da equipe ou com clientes.


A boa notícia é que esse desafio imposto pela crise do Covid-19 e a necessidade do trabalho remoto pode ser facilmente resolvido com a telefonia VOIP que permite a transmissão de voz por IP, transformando o sinal analógico em dados digitais que são transmitidos pela internet. 


Essa tecnologia garante a melhor qualidade do contato por voz para sua empresa, oferecendo vantagens como:

  • não é preciso contratar linhas telefônicas tradicionais
  • com ela é possível atender ligações para sua empresa de qualquer lugar, sem mudança de número
  • monitorar todas as ligações feitas pelo sistema da empresa, garantindo assim o controle de uso e a produtividade da equipe
  • reduzir custos com telefonia e outros canais de comunicação.


Benefícios muito relevantes em um momento de incertezas para o negócio e em que é preciso economizar recursos e otimizar a operação, não é mesmo?



Descubra como a VIP Solutions pode otimizar o trabalho remoto na sua empresa

Neste artigo nós listamos três dos desafios que a necessidade de adotar o home office por conta da pandemia de covid-19 está impondo às empresas. Mas nós sabemos que há muitos outros e que esse é um momento em que é preciso união do mercado para enfrentarmos a crise. 


Por isso, nós, da VIP, uma empresa especializada em telefonia VOIP, temos atuado para ajudar todas as empresas a se adaptarem da melhor forma à operação com suas equipes trabalhando remotamente, de casa. Para isso, reforçamos nosso compromisso de oferecer soluções de excelência, com instalação rápida, baixo custo e contratações sem fidelidade. 


Além disso, para facilitar a comunicação das empresas durante o distanciamento social, nós liberamos para todos os nossos clientes, atuais e novos, acesso à nossa plataforma com número de usuários ilimitado, sem custo adicional.


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