Atendimento humanizado: como transformar o atendimento na sua empresa

Com o aumento das estratégias de comunicação em massa e das soluções automatizadas, o atendimento humanizado pode ser um grande diferencial para as empresas.


Uma pesquisa realizada pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, indicou que 73% dos consumidores preferem que o atendimento seja realizado por um humano quando precisam solucionar um problema ou tirar dúvidas.


Neste artigo, nós falamos sobre a importância da humanização do atendimento e mostramos como a tecnologia pode ser usada para otimizar esse tipo de contato.


Confira!



Qual a importância do atendimento humanizado 

Atender de forma humanizada vai além do ouvir e falar com alguém. Trata-se de unir o comportamento ético com a empatia, para compreender, respeitar e se relacionar com o cliente, fazendo com que ele se sinta importante e único, e tenha confiança que seu problema será resolvido.


O atendimento humanizado é extremamente importante, pois torna o nome da sua empresa mais lembrado. Isso porque essa prática aproxima e, consequentemente, fideliza clientes e parceiros, o que aumenta a interação com a marca e as indicações, fazendo com que mais pessoas conheçam seu negócio.



Como aderir à humanização do atendimento

Colocar um atendimento humanizado em prática é mais fácil do que parece. É importante treinar seus colaboradores, para que fiquem o mais próximo possível dos clientes, deixando de lado um script engessado e utilizando a empatia como prioridade nos atendimentos. Isso significa ouvir com atenção as suas dores e apresentar as melhores soluções para suas insatisfações. 


É preciso também investir em meios que facilitem a humanização do atendimento. E a tecnologia pode ser uma grande aliada, pois ajuda a realizar e a mensurar como esses atendimentos estão sendo feitos e quais resultados estão trazendo. 



Quais canais podem ser utilizados no atendimento humanizado

O uso da tecnologia na prática do atendimento humanizado permite explorar diferentes canais de contato com clientes e parceiros. Dentre eles: 


VÍDEO: Diversas ferramentas de vídeo, inclusive gratuitas, são perfeitas para atendimentos que precisam de maior interação, como reuniões, integrações de equipes e até mesmo consultas médicas. Isso porque conseguir olhar para a pessoa com quem se está falando nesses casos traz um sentimento maior de atenção e proximidade.


TELEFONE: Mesmo com todos os aplicativos de comunicação, a ligação continua sendo muito importante, pois faz com que seu cliente se sinta mais seguro falando com alguém que consiga entender e sanar suas necessidades. 


Na humanização do atendimento, utilizar telefonia VOIP é essencial, pois com suas funcionalidades, que agilizam o atendimento, é possível direcionar as ligações diretamente para o setor desejado, fazendo com que fique mais fácil falar com a pessoa correta sem precisar passar por vários atendentes. 


Este serviço ainda permite que o gestor da empresa acompanhe as ligações para saber se estão sendo feitas corretamente e analisar os resultados através de pesquisa de satisfação.



Então, agora que você já sabe que a união do atendimento humanizado com a tecnologia pode ser excelente para sua empresa, entre em contato com a VIP Solutions.


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