Na última semana, a Organização Mundial da Saúde, a OMS, decretou o Coronavírus Covid-19 uma pandemia. Em países de todos os continentes há milhares de infectados, muitos em estado grave, e já são mais de 8 mil as mortes causadas pelo novo vírus.
No Brasil, os casos de pessoas contaminadas pelo Covid-19 têm se multiplicado diariamente e o cenário se agravado, com governos federais, estaduais e municipais tendo de impor ações que buscam restringir as interações sociais para tentar conter o número de pessoas contagiadas.
A necessidade de isolamento imposta pelo novo Coronavírus tem impactado fortemente as empresas e a adoção do regime de home office se apresenta como prática necessária na estratégia de prevenir e desacelerar o avanço da doença.
Neste texto, nós falamos sobre um aspecto muito importante para ajudar a garantir a produtividade dos negócios que passarão a operar da casa de seus colaboradores: a comunicação e o atendimento telefônico. Entenda como a tecnologia VOIP pode ajudar nesse desafio imposto pela pandemia que está assolando o planeta nesse momento.
A tecnologia VOIP e o Home Office
O VOIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP, por transformar o sinal analógico em dados digitais que são transmitidos pela internet.
Ao fazer isso, o VOIP dispensa o uso de linhas telefônicas tradicionais e garante conexão, controle e produtividade mesmo para equipes que trabalham home office.
A questão dos call centers
Pesquisas mostram que o número de profissionais trabalhando home office cresceu 200% no Brasil nos últimos dois anos. Ainda assim, alguns segmentos são estigmatizados com a ideia de que seu serviço não pode ser realizado de casa. Esse é o casos dos call centers, que tradicionalmente são dependentes de centrais e linhas telefônicas e aparelhos telefônicos.
O VOIP transforma essa realidade e oferece a alternativa de atendentes de telemarketing trabalharem de casa sem que os gestores de equipe percam o controle do trabalho que está sendo realizado.
Em tempo de Coronavírus, o VOIP muda o paradigma da operação dos call centers, garantindo produtividade sem abrir mão da proteção da saúde e do bem-estar dos profissionais da área.
3 maneiras do VOIP ajudar seu negócio durante a crise do Coronavírus
Como você já pode notar, o VOIP é uma ferramenta que ajuda muito as empresas na adoção do regime de home office. A seguir nós listamos algumas das formas como essa tecnologia beneficia seu negócio mesmo em tempos de crise:
1. Possibilitando o atendimento das ligações para sua empresa de qualquer lugar, sem mudança de número
Com um sistema VOIP, você pode atender chamadas feitas para o número de telefone da sua empresa de onde estiver. Basta programar o direcionamento das chamadas e os telefonemas feitos para sua empresa continuarão a ser atendidos normalmente, mesmo com toda a equipe trabalhando de casa.
2. Garantindo o controle da produtividade da equipe de atendimento
A tecnologia VOIP permite monitorar todas as ligações feitas pelo sistema da empresa, assim, mesmo com cada colaborador trabalhando de um local, é possível controlar o uso do software e saber como e por quem ele tem sido utilizado.
3. Ajudando a reduzir custos com telefonia e outros canais de comunicação
Economizar recursos é sempre um dos objetivos de gestores e donos de negócios, e em tempos de crise essa é uma prioridade em qualquer empresa. Implementar um sistema VOIP reduz muito os custos com telefonia, principalmente porque a maioria das chamadas feitas via voz sobre protocolo de internet são gratuitas.
Em tempos de crise econômica e humanitária, é importante nos unirmos para vencer os desafios impostos pelo novo Coronavírus. É primordial que todos se atentem às recomendações das autoridades para conter os avanços da contaminação.
E para diminuir o impacto desse momento em seus negócios, invista em ferramentas que ajudem a passar da melhor forma pela crise.
Se você precisar de um sistema VOIP para apoiar sua empresa, fale com a VIP: nosso sistema tem dashboard de controle de ramais, faz gestão de fila de chamadas, emite relatórios de monitoramento e permite o atendimento das ligações diretamente pelo computador.