Gestão de atendimento ao cliente: como melhorar o atendimento telefônico da sua empresa

Você faz gestão de atendimento ao cliente na sua empresa? A boa comunicação com o público consumidor do seu produto ou serviço é muito importante para construir uma imagem favorável do seu negócio no mercado.


Mesmo com a expansão do uso de ferramentas online para atendimento, o telefone ainda é um instrumento indispensável no relacionamento entre empresa-cliente. Por isso, neste artigo nós listamos algumas ações que ajudam a melhorar o atendimento telefônico na sua empresa.


Confira!

 

Invista no treinamento da equipe de atendimento

Para garantir sucesso na gestão de atendimento ao cliente é fundamental oferecer aos atendentes telefônicos da sua empresa treinamento sobre como deve ser o contato com o público.


Para garantir qualidade na comunicação, estabeleça normas para o atendimento ao cliente, com regras de vocabulário, metas de agilidade e processos que devem ser seguidos durante o contato telefônico.

 

Encontre a linguagem ideal para a comunicação com os clientes

No atendimento telefônico, a linguagem usada é extremamente importante para estabelecer uma comunicação clara e eficiente com o cliente.


Quando o canal de relacionamento é o telefone, o tom de voz é o cartão de visitas da empresa e é fundamental estabelecer uma comunicação agradável, que leve a um contato tranquilo, claro, confiável e espontâneo, no qual a escuta atenta do operador ao cliente soe como natural.

 

Invista em tecnologia VOIP

Na gestão de atendimento ao cliente é importante investir em ferramentas que aperfeiçoem a comunicação do consumidor com a empresa. Nos contatos por voz, a tecnologia VOIP é ótima opção para garantir maior qualidade nas ligações.


Nenhum cliente quer ouvir o telefone tocar dezenas de vezes antes de finalmente ser atendido ou ver sua ligação cair no meio de um contato.


Com o sistema VOIP, o atendimento telefônico da empresa fica mais inteligente com funções como o direcionamento automático de ligações e a maior estabilidade e qualidade das rotas CLI, que melhoram a experiência do cliente no contato por voz.


 

Faça pesquisa de satisfação

Realizar pesquisas de satisfação é fundamental para a gestão de atendimento ao cliente. E quando os contatos com o público são por voz esse acompanhamento é ainda mais importante.


Rode pesquisas de satisfação ao final de cada atendimento telefônico realizado em sua empresa, assim, você saberá como os clientes estão assimilando as suas estratégias de atendimento e poderá fazer as correções e os aperfeiçoamentos necessários.

 


Analise os resultados do seu atendimento telefônico

Além das pesquisas de satisfação respondidas pelos clientes, há outros dados que podem ser extraídos do atendimento telefônico da empresa e eles devem ser avaliados com atenção pela gestão de atendimento ao cliente.


Para ter acesso a esses dados, invista em ferramentas de contato por voz que gerem relatórios e entreguem informações estratégicas importantes para as suas tomadas de decisão sobre as ações da área de atendimento do seu negócio.


Agora que você conheceu formas de otimizar o atendimento telefônico e melhorar a gestão de atendimento ao cliente, acesse o site da VIP e veja como nossas soluções para voz sobre IP podem transformar o atendimento na sua empresa.

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!