Em tempos de crise, uma boa gestão financeira pode fazer a diferença entre sobreviver e naufragar neste novo cenário.
E por isso a palavra de ordem é economizar, mas como fazer economia sem prejudicar a qualidade?
Como começar essa gestão?
Para isso é fundamental que o gestor tenha acesso fácil a dados e todas as outras informações da empresa. A partir dai, é possível iniciar ou refazer o planejamento financeiro analisando questões como: redução nas vendas, queda no faturamento, possibilidade de adotar home office para que os colaboradores continuem produzindo, redução de produção, jornada de trabalho entre outros.
Sabemos que a vida do empresário/gestor é uma loucura e muitos deles também estão envolvidos nas ações operacionais de suas empresas, mas, vale lembrar que isso pode atrasar a tomada de decisões rápidas e emergenciais. O gerenciamento das finanças da empresa tem que ser visto como uma obrigação para o responsável.
Segue então, algumas dicas para se preparar não só em tempos de crise, mas, também em momentos de abundância. Onde os recursos financeiros da empresa podem ser melhor aproveitados.
Conheça sua empresa e defina prioridades da área financeira
Entenda exatamente o que é fundamental para sua empresa se manter produzindo, mas, sem perder sua qualidade.
Preveja vários cenários com sua gestão
Com o levantamento de prioridades e despesas imprescindíveis, faça a programação financeira trimestral considerando a expectativa de entradas e saídas.
Reduza custos e negocie com fornecedores e parceiros
Ajuste suas despesas na parte financeira de acordo com a situação e negocie todos os contratos possíveis com seus fornecedores. Isso pode ser feito não só através de descontos, mas, também no aumento de prazos, inclusive com as instituições financeiras caso tenha dívidas. E o mais importante, evite fazer qualquer nova despesa que não seja extremamente necessária.
Busque alternativas para melhorar a parte financeira
Promoções, serviços extras como o Delivery, diversificação na forma de pagamento. Todos podem ser boas formas de atrair clientes e sempre aplicar estratégias de divulgação em todos os canais de comunicação possíveis.
Faça a gestão do fluxo de caixa diário
O planejamento da área financeira precisa ser acompanhado diariamente para não correr o risco de não ter dinheiro para honrar com os compromissos definidos como prioridade.
Uma boa gestão sempre tem um plano B
Não confie em apenas um só plano de ação. Eventuais mudanças no cenário econômico pode colocar tudo a perder. Por isso construa um planejamento estratégico para antever as situações adversas. Assim, sua empresa será mais assertiva e terá menos impactos negativos.
Seja transparente com os colaboradores
É imprescindível que todos tenham ciência da realidade financeira da empresa afinal de contas todos estão no mesmo barco. A empresa precisa de seus colaboradores “remando” rumo a sobrevivência e crescimento da empresa.
Esperamos que com essas dicas, fique mais fácil tentar proteger os recursos financeiros da empresa, mesmo diante de uma crise. Para tanto, o foco deve consistir em prevenir-se sempre mesmo depois que tudo normalizar. Para reduzir custos com sua telefonia, #FalecomaVIP.
E para mais informações sobre gestão financeira, assista ao #TuesdaysTrends – Gestão financeira em tempos difíceis.