PABX em nuvem: entenda como funciona

Você sabe o que é e como funciona um PABX em nuvem? Sabe qual a diferença dele para um PABX comum? A tecnologia cloud está transformando muitas das ferramentas de trabalho e isso inclui o telefone.


Neste texto, nós mostramos algumas das vantagens de optar por usar um PABX em nuvem e explicamos como essa ferramenta pode beneficiar a comunicação e o atendimento na sua empresa.


Confira!



O que é um PABX em nuvem?

Sigla para “Private Automatic Branch Exchange” ou, em português, “troca automática de ramais privados”, PABX é uma espécie de central telefônica local, que centraliza todo o atendimento telefônico de uma empresa sem precisar disponibilizar uma linha para cada área ou funcionário.

 

O PABX em nuvem, além de centralizar o atendimento telefônico, dispensa as linhas tradicionais de telefone, pois usa a internet para estabelecer as conexões de voz. Dessa forma, essa é uma ferramenta mais eficiente, barata e adaptável do que outras alternativas para contatos telefônicos. 


Como funciona um PABX em nuvem?

O PABX em nuvem funciona transformando um sinal analógico em digital e transmitindo esse sinal pela internet. Quando a chamada de voz acontece entre computadores, ela é gratuita e não gera custos pela ligação.


Já quando a ligação parte de uma PABX em nuvem para uma linha de telefone tradicional (seja fixa ou móvel) é cobrada uma tarifa, mas ela é muito mais barata do que as cobradas em ligações entre linhas telefônicas comuns.



Qual a diferença entre os tipos de PABX?

Existem 5 tipos de PABX, basicamente. A diferença entre cada um deles você confere abaixo: 

 

PABX analógico: ofertado por uma empresa de telefonia fixa tradicional, esse tipo de central de ramais não possui muitos recursos digitais e precisa ficar alocado fisicamente em sua empresa para funcionar. Seu uso demanda a contratação de mão de obra qualificada.


PABX digital: semelhante ao analógico, mas oferecido por empresa de telefonia digital. Possui algumas vantagens frente ao PABX mais tradicional, como a possibilidade de aumentar e abaixar o volume das ligações e recurso que evita ruídos. Também demanda a contratação de mão de obra qualificada.


PABX híbrido: é um híbrido entre as duas alternativa anteriores, permitindo alternar o uso entre elas quando necessário.


PABX IP: funciona via conexão com a internet e sua principal desvantagem para o PABX em nuvem é precisar de um hardware físico dentro da empresa para funcionar.


PABX em nuvem: com funcionamento baseado 100% na conexão com a internet, não necessita de hardware físico e armazena informações na nuvem, permitindo acessos remotos a dados e bases de trabalho.



Vantagens de usar o PABX em nuvem?

Agora que explicamos rapidamente a diferença entre cada um dos tipos de PABX, vamos listar algumas das vantagens do PABX em nuvem.


Confira:

  • capacidade de customização do sistema
  • modulado conforme a necessidade da empresa
  • ramais ilimitados
  • configuração facilitada do sistema
  • possibilidade de conexão com computadores
  • possibilidade de conexão com outros sistemas PABX
  • fila de chamadas e espera
  • gravador de chamadas
  • ligação em ramal remoto, sem internet dedicada
  • facilidade de integração com outros sistemas da empresa
  • instalação de tecnologia VoIP facilitada
  • recursos implementados de forma mais econômica.



Quer saber mais sobre PABX em nuvem e outras tecnologias digitais para a sua empresa.

Acesse o site da VIP Solutions e veja como nossos recursos exclusivos podem transformar o atendimento telefônico na sua empresa.

Curtiu o conteúdo? Deixe o seu comentário!

Sobre nós

A VIP Solutions foi criada para simplificar e revolucionar a telefonia fixa em empresas, visando uma era de clientes cada vez mais conectados e exigentes.

Posts recentes

Siga a nossa FanPage