Você sabe o que é e como funciona um PABX em nuvem? Sabe qual a diferença dele para um PABX comum? A tecnologia cloud está transformando muitas das ferramentas de trabalho e isso inclui o telefone.
Neste texto, nós mostramos algumas das vantagens de optar por usar um PABX em nuvem e explicamos como essa ferramenta pode beneficiar a comunicação e o atendimento na sua empresa.
Confira!
O que é um PABX em nuvem?
Sigla para “Private Automatic Branch Exchange” ou, em português, “troca automática de ramais privados”, PABX é uma espécie de central telefônica local, que centraliza todo o atendimento telefônico de uma empresa sem precisar disponibilizar uma linha para cada área ou funcionário.
O PABX em nuvem, além de centralizar o atendimento telefônico, dispensa as linhas tradicionais de telefone, pois usa a internet para estabelecer as conexões de voz. Dessa forma, essa é uma ferramenta mais eficiente, barata e adaptável do que outras alternativas para contatos telefônicos.
Como funciona um PABX em nuvem?
O PABX em nuvem funciona transformando um sinal analógico em digital e transmitindo esse sinal pela internet. Quando a chamada de voz acontece entre computadores, ela é gratuita e não gera custos pela ligação.
Já quando a ligação parte de uma PABX em nuvem para uma linha de telefone tradicional (seja fixa ou móvel) é cobrada uma tarifa, mas ela é muito mais barata do que as cobradas em ligações entre linhas telefônicas comuns.
Qual a diferença entre os tipos de PABX?
Existem 5 tipos de PABX, basicamente. A diferença entre cada um deles você confere abaixo:
PABX analógico: ofertado por uma empresa de telefonia fixa tradicional, esse tipo de central de ramais não possui muitos recursos digitais e precisa ficar alocado fisicamente em sua empresa para funcionar. Seu uso demanda a contratação de mão de obra qualificada.
PABX digital: semelhante ao analógico, mas oferecido por empresa de telefonia digital. Possui algumas vantagens frente ao PABX mais tradicional, como a possibilidade de aumentar e abaixar o volume das ligações e recurso que evita ruídos. Também demanda a contratação de mão de obra qualificada.
PABX híbrido: é um híbrido entre as duas alternativa anteriores, permitindo alternar o uso entre elas quando necessário.
PABX IP: funciona via conexão com a internet e sua principal desvantagem para o PABX em nuvem é precisar de um hardware físico dentro da empresa para funcionar.
PABX em nuvem: com funcionamento baseado 100% na conexão com a internet, não necessita de hardware físico e armazena informações na nuvem, permitindo acessos remotos a dados e bases de trabalho.
Vantagens de usar o PABX em nuvem?
Agora que explicamos rapidamente a diferença entre cada um dos tipos de PABX, vamos listar algumas das vantagens do PABX em nuvem.
Confira:
- capacidade de customização do sistema
- modulado conforme a necessidade da empresa
- ramais ilimitados
- configuração facilitada do sistema
- possibilidade de conexão com computadores
- possibilidade de conexão com outros sistemas PABX
- fila de chamadas e espera
- gravador de chamadas
- ligação em ramal remoto, sem internet dedicada
- facilidade de integração com outros sistemas da empresa
- instalação de tecnologia VoIP facilitada
- recursos implementados de forma mais econômica.
Quer saber mais sobre PABX em nuvem e outras tecnologias digitais para a sua empresa.
Acesse o site da VIP Solutions e veja como nossos recursos exclusivos podem transformar o atendimento telefônico na sua empresa.