Telefonia fixa: ainda faz sentido empresas investirem nesse canal de comunicação?

Os avanços tecnológicos e o cenário de transformação digital vivido em todo o mundo fez surgir diversos canais de comunicação que mudaram o modo como as empresas se relacionam com seus clientes, parceiros e fornecedores. Nesse contexto, já há quem questione o papel da telefonia fixa no mundo corporativo. 


É fato que a internet, as redes sociais e o celular ganharam espaço na comunicação empresarial, mas eles ainda não conseguiram substituir de forma completa a utilização do telefone. Neste artigo, nós mostramos por que as empresas ainda devem investir em telefonia fixa e como é possível melhorar a qualidade dos contatos por voz optando pela tecnologia VOIP.


Confira!



3 razões para você não abrir mão da telefonia fixa

Embora cada vez mais pessoas usem canais digitais como chats e redes sociais para entrar em contato com as empresa e o uso de aplicativos como Skype e Slack tenham ganhado espaço na comunicação interna das organizações, há diversas situações em que a telefonia fixa segue sendo o canal mais eficiente. 


E esse meio segue oferecendo diferenciais únicos na comunicação corporativa. Abaixo nós listamos 3 razões para não abrir mão da telefonia fixa na sua empresa. 



1. Ela humaniza o atendimento ao cliente

Apesar dos avanços tecnológicos e do uso da Inteligência Artificial, o que tem mudado muito a dinâmica dos atendimentos eletrônicos, nenhuma máquina consegue substituir a afetividade e a empatia do contato humano. E por isso ainda há muitos clientes que preferem o contato por telefone. 


No atendimento por voz via telefonia fixa, atendente e cliente podem criar uma conexão e gerar empatia, reações que ajudam no sucesso da comunicação público-empresa. 



2. Ela torna o atendimento da sua empresa mais eficaz  

Como a telefonia fixa permite o contato direto entre o cliente e a empresa, ela entrega maior agilidade e eficiência na resolução de problemas. 


Se na troca de mensagens, seja por chat, redes sociais ou e-mail, é comum que respostas e posicionamento levem tempo, no contato telefônico tudo acontece em tempo real. 


Além disso, o atendimento telefônico é personalizado, o que aumenta as chances de conquistar a satisfação do cliente, que receberá respostas e soluções adequadas às particularidades da sua necessidade.  



3. Ela passa credibilidade

Acredite, mesmo com o advento de todos os novos meios de contato, disponibilizar um número de telefone fixo ainda faz toda a diferença na percepção de confiança que sua empresa passa para os clientes e parceiros. 


Mesmo que o seu cliente use com mais frequência canais como o WhatsApp e as redes sociais, ele se sente mais seguro em relação ao seu negócio por saber que, caso algum problema urgente ocorra, ele poderá telefonar e falar com alguém pessoalmente.



O VOIP e a transformação da telefonia fixa

Se a telefonia fixa se mantém como um canal importante para a comunicação entre cliente e empresa, o mesmo não se pode dizer do modo como as chamadas são realizadas. 


Com o surgimento do VOIP (protocolo de voz sobre IP), tecnologia que permite disponibilizar um número de telefone fixo sem a contratação de uma linha telefônica tradicional e depende apenas de uma conexão com a internet, o uso telefônico foi transformado. 


O VOIP revoluciona a comunicação corporativa porque ao mesmo tempo que disponibiliza um número de telefone fixo, ferramenta indispensável para as empresa, como vimos neste artigo, ele também oferece recursos e benefícios diferenciados, como grande mobilidade, controle total da telefonia do negócio e redução de custos. 


Agora que você conhece as razões para a sua empresa não abrir mão de um número de telefonia fixa e descobriu que a tecnologia pode revolucionar a comunicação do seu negócio, conheça mais sobre o VOIP acessando o site da VIP Solutions.

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